Santo Ângelo está elaborando sua política pública de mobilidade urbana através do Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PlanMob), que vem sendo elaborado pela empresa Urbana Engenharia, contratada, por licitação, para elaborar o serviço. Acompanha o processo a ETMPM – Equipe Técnica nomeada com integrantes da administração municipal. O plano é constituído por três etapas (Preparação e Levantamento de Dados; Elaboração; Aprovação e Implementação), sendo que as duas primeiras já foram elaboradas. A Etapa 3 envolve a elaboração do Plano de Mobilidade e da Minuta de Projeto de Lei, que deverá ser aprovada pela Câmara de Vereadores.
O Plano Municipal de Mobilidade Urbana – PlanMob é um requisito da Secretaria Nacional de Transporte e Mobilidade à todos os municípios que desejam obter verbas governamentais para a mobilidade. Constitui-se num instrumento político-administrativo que busca implantar ações voltadas à superação dos problemas de mobilidade urbana no município. Deve-se buscar o caminho da Mobilidade Urbana Sustentável, proporcionando à população acesso amplo e democrático ao espaço urbano, através da priorização de modais não motorizados e coletivos de transportes, de forma efetiva, socialmente inclusiva, ecologicamente sustentável e que não resulte em segregação espacial.
A elaboração do PlanMob deve envolver a população do município, portanto a Prefeitura Municipal convida à todos à participarem da Audiência Pública para apresentação de propostas, que será realizada no dia 11 de julho, às 18h30 min no Auditório do Centro Municipal de Cultura (Rua 3 de Outubro, 800 – térreo).
A participação de todos é fundamental para a construção de um Plano Municipal de Mobilidade Urbana - PlanMob que esteja de acordo com os anseios da comunidade local.